sábado, 10 de setembro de 2011

PT manifesta seu apoio a ocupação da reitoria da ufsm

Moção de Apoio
Historicamente o Movimento Estudantil constitui-se enquanto uma das importantes formas de organização política da juventude brasileira. Sua tradição de lutas e resistência trás uma contribuição fundamental para os processos de transformação social necessários em um país como o Brasil. Ao reconhecer a importância política deste movimento, o Partido dos Trabalhadores, em sua trajetória de 31 anos, sempre se colocou ao lado deste movimento, procurando inserir sua militância na construção do mesmo e buscando elevar seu grau de politização. Mas, historicamente manteve seu respeito à autonomia do movimento diante do partido e dos governos, inclusive os do próprio PT.
Hoje vemos na Universidade Federal de Santa Maria, um pólo de efervescência desse movimento, guiado por uma cultura democrática e uma ação combativa em defesa de uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada, fazendo juz à história deste movimento social.

O PT compreende que a política educacional brasileira, teve um salto de qualidade a partir dos seus governos, com os quais recuperou-se a ação do Estado para garantir e ampliar esse direito fundamental. Entretanto, também reconhece que há muito que se avançar, e que são os limites da própria ação do Estado e do Governo, que impõe situações difíceis para a manutenção e expansão de um sistema educacional público de qualidade no Brasil.
A situação enfrentada pelos estudantes da UFSM, como a falta de estrutura nos cursos, a falta de professores e as demandas crescentes por assistência estudantil nos diversos campi desta universidade, são expressões dessas contradições. Portanto, por estar de acordo com a pauta reivindicatória dos estudantes da UFSM; por reconhecer a necessidade de avanços em direção a uma educação e uma Universidade cada vez mais democrática e popular; por reconhecer os métodos de ação política deste movimento social, o PT manifesta seu apoio ao processo de ocupação da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, protagonizada por centenas de estudantes, desde o dia 1° de setembro de 2011.
Também, manifesta que buscará fazer com que seus Parlamentares Federais, comprometam-se em contribuir com a resolução das demandas estudantis, sobretudo no que diz respeito as reivindicações relativas a estrutura e assistência estudantil, em particular no campus avançando de UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, o CESNORS, visto que o movimento de expansão e interiorização da Universidade Pública é uma reivindicação histórica do PT e seus parlamentares na Câmara Federal cumpriram um papel fundamental para a efetivação desse direito. Cabe agora avançar neste processo garantindo as condições de permanência desses estudantes na universidade.

Saudações Petistas!   

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores- Santa Maria
10/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário