domingo, 4 de setembro de 2011

Estudantes da UFSM ocupam reitoria

Desde a última quinta-feira (01/09) estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Maria ocupam a reitoria desta instituição em defesa de pautas que vão desde assistência estudantil, estrutura e contratação de mais professores, à bandeiras nacionais do Movimento Estudantil Brasileiro, como 10%  do PIB para educação e o investimento de 1,3 bilhões para o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).


A juventude do PT de Santa Maria saúda o protagonismo militante de todos e todas que estão construindo este movimento. 

"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" (Che Guevara)


Confira a carta de reivindicações do movimento:

Carta de Reivindicações dos(as) Estudantes da UFSM
         Pautas Gerais
         1. Restaurante Universitário
·       Três Refeições nos Restaurantes Universitários para estudantes que não possuem benefício sócio econômico em todos os campi e a reestruturação do RU para que tenha mais uma saída, acabando com as longas filas para entrega da bandeja;
·       Mais horários para a venda de créditos;
·       maior flexibilidade na compra de créditos para o RU para Palmeira das Missões;
·       que o RU abra os sete dias da semana sem aumento nos preços;
·       por opção vegetariana no cardápio dos RUs.

         2. Casas dos Estudantes (CEUs) e BSE
·       Colocação de grades nas portas dos apartamentos das casas dos estudantes para garantir a segurança dos estudantes, conforme assembleia da CEU II;
·       ativação do Conselho de Moradia;
·       pela criação de uma comissão transparente para realizar a avaliação da cedência ou retirada do BSE dos estudantes e que tenha participação de estudantes;
·       Garantir internet de qualidade para todas as CEUs;
·       Pavimentação das ruas das CEUs;
·       Pela discussão pública do NAE (Núcleo de Atenção ao Estudante)
·       gestão democrática e autonomia das CEUs, inclusive nos demais campi;
·       Contra os projetos punitivos para reinserção no programa de BSE;
·       Garantia de estrutura, instrumentos e informações para o funcionamento das diretorias
·       Que o BSE não seja usado de forma coersitiva: contra o corte do BSE;
·       que seja levada em consideração os projetos de extenção e pesquisa, movimento estudantil e bolsa trabalho como carga horária
·       Pela retirada da vigilância da sala do bloco 13, e que essa seja transfêrida para a guarita do paradâo. A sala do bloco 13 deve ser gerida pelos morados da CEU II através dos conselheiros dos blocos ou assembleia geral da CEU II;
·       pela rediscussão dos critérios para o acesso ao BSE para pós-graduação.
·       Pela reforma imediata dos alojamentos do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen;
·       garantia de moradia feminina no CAFW;
·       pelo direito do estudante calouro e não-calouros à moradia provisória na União Universitária;
·       por mais banheiros na União Universitária;
·       que o chamado “mistinho” seja convertido em um espaço cultural;
·       que as regras em relação ao tempo de BSE seja em relaçao ao curso atual do estudante (tempo total do curso e meio

         3. Estudantes Bolsistas
·       Pela conversão das bolsas de trabalho em bolsas de ensino, pesquisa e extensão;
·       Reajuste imediato das bolsas e definição de um índice de reajuste que leve em consideração a inflação anual;
·       Mais direitos aos estudantes bolsistas, levando em consideração a lei de estágio, que exige, por exemplo, férias remuneradas;
·       Liberação para atividades acadêmicas;
·       Férias semestrais, respeitando o calendário acadêmico;
·       Proteção contra riscos para a saúde no caso dos bolsistas do HUSM;
·       Que as atividades designadas aos bolsistas sejam respeitadas para que não haja abuso nem sobrecarga de trabalho;
·       Encaminhamento dos bolsistas para a área de seu curso;
·       Revisão da carga horária de trabalho dos bolsistas;
·       Vincular a bolsa no currículo do estudante;
·       Evitar férias dos técnicos administrativos simultaneamente; REFORMULAÇÃO (que os bolsistas não sejam responsabilizados pela prestação dos serviços);
·       Regulamentação de órgão de apoio aos bolsistas;
·       Respeito às opções culturais, políticas e sexuais, REFORMULAÇÃO;
·       Não a perseguição política durante as atividades dos bolsistas; abaixo o assédio moral, conforme legislação específica vigente;
·       que os bolsistas do curso de Enfermagem tenham os direitos/ lei do estágio/aumento da bolsa/acompanhamento pedagógico e profissional/não entre na escala de trabalho do serviço/
·       Implementação de bolsa para todos os estudantes do internato da medicina

         4. CESNORS
·       Pela abertura e ampliação imediata de moradias estudantis nos campi de Federico Westphalen;
·       três (03) refeições no Restaurante Universitário para todos os estudantes, principalmente para os que possuem BSE, conforme a demanda;
·       Pelo cadatramento imediato dos alunos do curso de Sistemas de Informação no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP);
·       Reabertura do edital do bolsa transporte para os calouros que ainda não possuem o BSE;
·       Meia passagem do transporte ;
·       Pela pavimentação e iluminação de qualidade em todos os campi;
·       Criação de sede própria para o DCE e todos os DAs;
·       Construção de uma forma temporária e imediata de assistencia estudantil para os estudantes para os estudantes q possuem BSE e que não possuem vaga na casa do estudante;
·       Aumento e melhorias da infra-estrutura para os serviços de xerox;
·       Não a perseguição política durante as atividades dos bolsistas;
·       Secretarias da PRAE em todos os campi;
·       Assistência estudantil integral e equivalente em todos os campi;

         5. Bibioteca
·       Pela ampliação dos horários de atendimento da biblioteca, principalmente nos horários noturnos e finais de semanaque nos dias úteis, o horário de funciomento seja ampliado até a meia-noite;
·       Pela ampliação do acervo da biblioteca, com a inclusão de livros em braile e de autores afro e com temática africana para qualificação do debate das ações afirmativas;
·       pela aquisição de filmes culturais com finalidade formação acadêmica dos estudantes;

         6. Pautas gerais:
·       Investimento de 10% do PIB para a educação pública e 1,3 bilhões para o PNAES;
·       Contratação por concursos públicos de mais funcionários para o HUSM por Regime Jurídico Único;
·       Construção de uma Unidade Básica de Saúde Escola (UBS-Escola) no campus da UFSM que atenda às demandas da comunidade universitária (principalmente moradores das CEU’s e bolsistas) e comunidade em geral, que seja referência em ensino interdisciplinar e baseada nos princípios do SUS, promovendo assistência integral em saúde;
·       Institucionalização da creche Ipê Amarelo, ampliação de vagas para as mães residentes nas CEUs e funcionamento noturno da creche; 
·       Ampliação do número de laboratórios bem como a melhoria destes;
·       Programa de assistência estudantil específico para estudantes ingressos pelas ações afirmativas, respeitando suas especificidades;
·       Processo de reestruturação curricular seja realizado a partir de comissões paritárias e pelo fim do Núcleo Docente Estruturante;
·       Reforma nos ginásios do CEFD;
·       Fim das terceirizaçõespor concursos públicos para contratação dos servidores;
·       Gestão pública e democrática dos Hospitais Universitários - contra a PL 1749!
·       Manutenção dos prédios públicos da UFSM no centro e por uma reforma geral destes;
·       Xerox gratuito para os estudantes carentes;
·       Uma universidade com um novo modelo pedagógico;
·       Contratação de professores efetivos via concurso público, principalmente para os cursos do REUNI;
·       Por um centro de extensão comunitária no centro de Santa Maria;
·       Pela contratação de intérpretes e pela abertura de mais DCGs ou mini-cursos de Libras;
·       Pela assistencia estudantil para os estudantes da pós-graduação;
·       pela retomada das obras do Centro de Convenções e pela cobrança do término da obra dos prédios do CCSH;


         Pautas específicas:
         - Para o curso de Medicina:
·       Bolsa de auxílio estudantil para todos os estudantes que estão no internato;
·       Contratação urgente por concurso público de mais professores efetivos;
·       Exigência de prestação de contas do internato regional para os estudantes;
·       Fiscalização dos horários de trabalho dos médicos do HUSM e punição aqueles que não cumprem suas funções;
·       exigimos posicionamento da reitoria em nota pública a respeito das atitudes opressoras dos professores membros do colegiado do curso de Medicina;

         - Para o curso de Enfermagem:
·       Bolsa de auxílio estudantil para todos os estudantes que estão em estágio obrigatório;
·       pelo direito de almoço gratuito no HUSM para os estagiários;
·       Contratação urgente por concurso público de mais professores efetivos;
·       Licitação imediata de uma nova empreiteira para o término do novo prédio do CCS;
·       Por mais salas de aula e por mais laboratórios;

         - Para o Curso de Relações Internacionais, Produção Editorial:
·       que se faça uma análise de cada caso para a contratação urgente de mais professores efetivos;

         - Para o curso de Comunicação Social:
·       pela destinação de um prédio para o curso de Comunicação Social;

         - Para o curso de Fisioterapia:
·       pelo aumento do espaço físico, não sucatemento do serviço da Fisioterapia e pela aquisição suficiente de materiais de materiais básicos para atendimento;
·       pelo direito de almoço gratuito no HUSM para os estagiários;

         - Para o curso de Terapia Ocupacional:
ñ Novo prazo para a entrega do novo prédio do CCS;
ñ Agilidade das licitações de materiais e livros;
ñ Alternativa para contratação de professores visto que no Brasl, atualmente, existem poucos doutores em Terapia Ocupacional;

         - Para o curso de Educação Física:
ñ que os conselhos superiores da UFSM respeitem a autonomia do CEFD frente a aprovação da Licenciatura Plena de Caráter Ampliado no Conselho de Centro;

         - departamento de Psicologia:
ñ pela abertura de mais vagas e contratação de mais professores para o departamento;

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