quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eleições 2012: resolução do Diretório Municipal do PT- Santa Maria

Eleições 2012:

            Após oito anos do governo democrático e popular de Luis Inácio Lula da Silva e da vitória da primeira mulher presidenta do país, a petista Dilma Roussef, a formação social brasileira vem passando por significativas transformações. Dentre os marcos elementares desse processo situam-se, a reinserção de maneira altiva e soberana do Brasil no contexto geopolítico internacional, bem como as políticas de redistribuição de renda e combate a pobreza no país. Políticas que contribuem para a elevação da estima do povo brasileiro e para o fortalecimento de sua jovem democracia.
            No estado do Rio Grande do Sul (RS), a vitória de Tarso Genro Governador, inaugura um novo momento histórico em que se abre a possibilidade de recolocar o RS nas trilhas do desenvolvimento democrático e popular, com vistas a superar a estagnação econômica, a desestruturação das políticas sociais e dos instrumentos de participação popular-cidadã, oriundas da hegemonia de oito anos de retomada do projeto neoliberal no Rio Grande Sul, iniciado com o Governo Germano Rigotto (PMDB) e levado a cabo pela Governadora Yeda Crusius (PSDB).
            Em contradição a essas transformações conjunturais, em Santa Maria, município situado no coração do Rio Grande do Sul, após os oito anos do governo petista de Valdeci Oliveira, verifica-se que as políticas oriundas do governo Cesar Schirmer (PMDB), caminham no sentido inverso da realidade nacional e estadual. Evidenciam essa afirmação, a morosidade na conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crascimento (PAC) e desarticulação das políticas que o acompanham; a desestruturação das políticas de saúde; as possibilidades de terceirizações em setores estratégicos que necessitam do controle Estatal e a ausência de diálogo com os trabalhadores e movimentos sociais para definir os rumos do desenvolvimento local.
            Nesse contexto o Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Maria, por sua história de lutas;  por suas experiências de governo; por ser um partido que congrega em suas fileiras mais de 5 mil filiados e filiadas; por atuar de forma crítica enquanto oposição ao governo de Cesar Schirmer (PMDB).  Reivindica outro projeto de desenvolvimento para o município, articulado a realidade nacional e estadual. Assim, apresenta-se enquanto alternativa de direção política à Santa Maria, declarando o compromisso e o desafio de construir candidatura própria, articulada ao campo democrático-popular e trabalhista nas eleições de 2012. E concebe esta enquanto um momento como decisivo para os rumos do desenvolvimento nacional, regional e local em que há possibilidade de se que recolocar em debate, a distinção entre os projetos que visam fortalecer o desenvolvimento nacional sob o viés democrático e popular, dos que se utilizam da política para fortalecer as classes e grupos sociais que vem sistematicamente se apropriando da riqueza nacional em benefício próprio.   


Diretório Municipal do PT- Santa Maria, RS, 07 de maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário