domingo, 26 de junho de 2011

Dia da Visibilidade Indígena em Santa Maria: soma-te a esta luta!

Companheir@s, 
No próximo dia 12 de Julho, o Gapin (Grupo de Apoio aos Povos Indígenas) está organizando o Dia da Visibilidade Indígena em Santa Maria. O intuito desta manifestação é:

* enfrentar a questão da “invisibilidade” que recai sobre os povos indígenas de\em Santa Maria; 
* questionar o discurso que sustenta a “inexistência permanente de indígenas na cidade”; 
* cobrar as providências no atendimento das demandas elencadas (e apresentadas ao Poder Público) na 1ª Assembléia Popular Indígena de Santa Maria, 

Convidamos os/as militantes e simpatizantes da JPT, a participar da construção e realização deste importante passo para as comunidades indígenas que estão na luta por seus direitos. 

   
    Primeira reunião de Planejamento do ATO: Terça - Feira, dia 28 na SEDUFSM a partir das 18 horas.  
Sua presença é fundamental!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cine JPT: Encontro de Gerações

   No último sábado (18/06) a Juventude do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria, realizou o primeiro encontro do CineJPT. Na oportunidade foi assistido o filme Batismo de Sangue, o qual retrata momentos de luta contra a ditadura civil-militar que vigeu no Brasil pós-1964. Após o filme realizou-se um debate muito significativo acerca da estruturação do CineJPT, do momento histórico retratado pelo filme, do período atual no qual estamos inseridos e dos desafios para que a luta socialista avançe neste contexto. Uma das marcas deste primeiro espaço de dialógo e reflexão, foi o encontro entre gerações, pois o mesmo contou com a presença de militantes históricos do Partido e de Movimentos Sociais, bem como de jovens que estão se propondo a dar continuidade as lutas travadas pelas gerações que à precederam. Foi um ótimo encontro!  
   O próximo encotro do CineJPT está agendado para o dia 02/07 no qual será assistido e debatido o filme Terra e Liberdade. A partir das discussões realizadas neste primeiro momento, a idéia é que o Cine JPT ocorra mensalmente, bem como se realizem atividades descentralizadas nas Regiões da Cidade para proporcionar o enganjamento e a formação política da Juventude de Santa Maria que se identifica com o projeto do Partido dos Trabalhadores

Não deixe de participar! 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Em luta contra as formas de opressão: Marcha da Liberdade

        No próximo dia 18/06 a partir das 14 horas, acontecerá em Santa Maria a Marcha da Liberdade! A juventude do PT reafirma sua luta contra as diversas formas de opressão vigentes na sociedade capitalista e convida tod@s que partilham deste ideal a construir este movimento. 


Conheça o Manifesto da #Marcha daLiberdade

Convite à liberdade
Prisões, tiros, bombas, estilhaços, assassinatos. Por todo o país, protestos legítimos estão sendo reprimidos com ataques violentos da força policial. Querem nos calar.
Avenida Paulista, 21 de maio de 2011: Marcha da Maconha. A história se repete. A tropa de choque, sob os olhos do governo e da mídia, avança sem piedade sobre manifestantes armados apenas com palavras e faixas. As imagens do massacre à liberdade de expressão, registradas por câmeras, corpos e corações, ecoaram na rede e nas ruas com um impacto de mil bombas de efeito moral, causando indignação e despertando as pessoas de um estado anestésico. O que governo algum poderia desejar estava acontecendo: o povo começou a se organizar. Desta vez, não baixaríamos a cabeça.
Sete dias depois, defensores das mais diversas causas, vítimas das mais diferentes injustiças, estavam de volta ao mesmo local para dar uma resposta à opressão. As ruas de São Paulo foram tomadas por 5 mil pessoas de todas as cores, crenças e bandeiras. Na Internet, uma multidão espalhava a mensagem como vírus pelas redes sociais. Naquele dia, o Brasil marchou unido por um mesmo ideal. Nascia ali a Marcha da Liberdade.
Não somos uma organização. Não somos um partido. Não somos virtuais. Somos REAIS. Uma rede feita por gente de carne e osso. Organizados de forma horizontal, autônoma, livre.
Temos poucas certezas. Muitos questionamentos. E uma crença: de que a Liberdade é uma obra em eterna construção. Acreditamos que a liberdade de expressão seja a base de todas as outras: de credo, de assembléia, de posições políticas, de orientação sexual, de ir e vir. De resistir. Nossa liberdade é contra a ordem enquanto a ordem for contra a liberdade.

Convocamos:
Todos aqueles que não se intimidam, e que insistem em não se calar diante da violência. Contamos com as pernas e braços dos que se movimentam, com as vozes dos que não consentem. Ligas, correntes, grupos de teatro, dança, coletivos, povos da floresta, grafiteiros, operários, hackers, feministas, bombeiros, maltrapilhos e afins. Associações de bairros, ONGs, partidos, anarcos, blocos, bandos e bandas. Todos os que condenam a impunidade, que não suportam a violência policial repressiva, o conservadorismo e o autoritarismo do judiciário e do Estado. Que reprime trabalhadores e intimida professores. Que definha o serviço público em benefício de interesses privados.
Ciclistas, lutem pelo fim do racismo. Negros, tragam uma bandeira de arco-íris. LGBTT, gritem pelas florestas. Ambientalistas, cantem. Artistas de rua, defendam o transporte público.
Pedestres, falem em nome dos animais. Vegetarianos, façam um churrasco diferenciado!
Nossas reivindicações não têm hierarquia. Todas as pautas se completam na perspectiva da luta por uma sociedade igualitária, por uma vida digna, de amor e respeito mútuos. Somos todos pedestres, motoristas, cadeirantes, catadores, estudantes, trabalhadores. Somos todos idosos, índios, travestis. Somos todos nordestinos, bolivianos, brasileiros, vira-latas.
E somos livres.
Você tem poder! Nossa maior arma é a conscientização. Faça um vídeo, divulgue nas suas redes sociais, arme sua intervenção, converse em casa, no almoço do trabalho, no intervalo da escola. Compartilhe suas propostas nas paredes, no seu blog, no seu mural. Reúna-se localmente, convoque seus amigos, erga suas bandeiras, vá às ruas.
Estamos diante de um momento histórico global. Pela primeira vez, temos chance real de conquistar a liberdade. O mundo está despertando. Levante-se do sofá e vá à luta. Vamos juntos construir o mundo que queremos!

Espalhe a rebelião. #marchadaliberdade #worldrevolution
Princípios do movimento:
- Liberdade de organização e expressão;
- Contra a repressão e a violência policial em qualquer âmbito da sociedade;
- Contra o conservadorismo que pauta o judiciário e o Estado.

Reivindicação geral:
- Regulamentação que proíba o uso de armamentos pela polícia em manifestações sociais.
Fonte: http://www.marchadaliberdade.org

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cine JPT: um espaço de diálogo e formação política

A juventude do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria, convida a tod@s que acreditam na construção de uma sociedade sem exploração e livre das opressões, a participar do CINE JPT. Um espaço que acontecerá mensalmente e que propõe a articulação entre filmografia e discussão política. 


Não deixe de participar!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eleições 2012: resolução do Diretório Municipal do PT- Santa Maria

Eleições 2012:

            Após oito anos do governo democrático e popular de Luis Inácio Lula da Silva e da vitória da primeira mulher presidenta do país, a petista Dilma Roussef, a formação social brasileira vem passando por significativas transformações. Dentre os marcos elementares desse processo situam-se, a reinserção de maneira altiva e soberana do Brasil no contexto geopolítico internacional, bem como as políticas de redistribuição de renda e combate a pobreza no país. Políticas que contribuem para a elevação da estima do povo brasileiro e para o fortalecimento de sua jovem democracia.
            No estado do Rio Grande do Sul (RS), a vitória de Tarso Genro Governador, inaugura um novo momento histórico em que se abre a possibilidade de recolocar o RS nas trilhas do desenvolvimento democrático e popular, com vistas a superar a estagnação econômica, a desestruturação das políticas sociais e dos instrumentos de participação popular-cidadã, oriundas da hegemonia de oito anos de retomada do projeto neoliberal no Rio Grande Sul, iniciado com o Governo Germano Rigotto (PMDB) e levado a cabo pela Governadora Yeda Crusius (PSDB).
            Em contradição a essas transformações conjunturais, em Santa Maria, município situado no coração do Rio Grande do Sul, após os oito anos do governo petista de Valdeci Oliveira, verifica-se que as políticas oriundas do governo Cesar Schirmer (PMDB), caminham no sentido inverso da realidade nacional e estadual. Evidenciam essa afirmação, a morosidade na conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crascimento (PAC) e desarticulação das políticas que o acompanham; a desestruturação das políticas de saúde; as possibilidades de terceirizações em setores estratégicos que necessitam do controle Estatal e a ausência de diálogo com os trabalhadores e movimentos sociais para definir os rumos do desenvolvimento local.
            Nesse contexto o Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Maria, por sua história de lutas;  por suas experiências de governo; por ser um partido que congrega em suas fileiras mais de 5 mil filiados e filiadas; por atuar de forma crítica enquanto oposição ao governo de Cesar Schirmer (PMDB).  Reivindica outro projeto de desenvolvimento para o município, articulado a realidade nacional e estadual. Assim, apresenta-se enquanto alternativa de direção política à Santa Maria, declarando o compromisso e o desafio de construir candidatura própria, articulada ao campo democrático-popular e trabalhista nas eleições de 2012. E concebe esta enquanto um momento como decisivo para os rumos do desenvolvimento nacional, regional e local em que há possibilidade de se que recolocar em debate, a distinção entre os projetos que visam fortalecer o desenvolvimento nacional sob o viés democrático e popular, dos que se utilizam da política para fortalecer as classes e grupos sociais que vem sistematicamente se apropriando da riqueza nacional em benefício próprio.   


Diretório Municipal do PT- Santa Maria, RS, 07 de maio de 2011